Atendimento Online:

Fumo é prejudicado pela seca em Putinga

No dia 20 de Janeiro, percorremos o interior do município de Putinga, para avaliar os prejuízos que a seca causou. Os produtores já começaram a colheita do fumo, e o resultado não é o esperado.

Conversamos com o agricultor Armindo Santin, ele nos conta que o plantio foi realizado em Setembro de 2011. A expectativa era de 100 mil quilos de fumo, mas primeiro o frio, depois a seca, foram afetando o processo. A estimativa é de que apenas 25% do fumo seja aproveitado nesta safra na propriedade de seu Armindo. “O governo deveria ajudar o produtor, pois não está fácil, e o seguro do fumo só cobre contra granizo”.

Visitamos tambem a propriedade de Jocemir Bugante, e ele nos conta que já foi colhido 10% da produção, e não foi o esperado. Foram plantados 50 mil pés, teriam que render 400 arrobas, mas Jocemir acha que não atingirá tudo isso. “Eu acho que não vou conseguir aproveitar nem 50% do fumo, o prejuízo vai ser muito grande”.
Em entrevista ao Jornal Notiserra, o Edson Ritter, nos conta que não foram somente no fumo os prejuízos, mas também em outras áreas, onde existem benefícios, que ajudam os produtores. “Não estou dando conta de tanto trabalho, são muitos pedidos de benefício”. E completa: “eu calculo que haverá mais de 35% de prejuízo no fumo nesta safra”.

Fonte; Jornal Notiserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital