Atendimento Online:

Repolho de Ilópolis para todo o Estado

O Repolho é uma verdura comum, nativa da Inglaterra e do nordeste da França, mas cultivada em toda a Europa, na Ásia e nas Américas. Outras verduras da mesma família do repolho são a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o brócolis e o nabo.

Em nossa região essa verdura é também muito comum, pois, o clima e o solo facilitam essa produção, “Temos um clima que favorece, não é tão quente quanto a outras regiões e o que é melhor, nossa produção se dá geralmente quando não existe mais produção em outros locais” ressalta o Técnico da Emater e Chefe do Escritório de Ilópolis, Jurandir José Marques.
Na comunidade de São Valentim, na propriedade da Família Gasparim, são aproximados 54 mil pés de repolho que tomam conta do que antes se dava em produção de Tabaco. Luis, que é o proprietário das terras e o filho Marcelo, trabalham diariamente no cultivo junto à matriarca Angélica, “Estamos na produção de repolhos já há 10 anos, foi um grande acerto abandonar o fumo e partir para o plantio de repolho, pois é alimento e, todos consomem” disse Marcelo, o pai completa “Temos problemas sim, como o pulgão, tracnose que são pestes. Existe ainda problema com a Lebre, temos que vir a noite para afugentar os animais, mas fora isso é muito melhor trabalhar com o Repolho do que muitos outros tipos de cultivos” disse. A propriedade é bem diversificada, pois além do Repolho, existe Erva-Mate e Moranga.
Os Gasparim inclusive já adquiriram um Caminhão zero quilometro que é utilizado para transportar o repolho até os mais diferentes pontos de comércio da região “Entregamos para vários mercados, mas como temos e mantemos uma qualidade e produtividade, uso como exemplo o Supermercado Imec, que é uma das maiores redes do Estado e que recebe nosso produto já há um bom tempo e que redistribuem para vários municípios do Estado” completa Marcelo.
Jurandir Marques enfatiza, com apoio dos produtores, que “Ainda existe muito mercado, essa família é a única que produz Repolho e Moranga em quantidade comercial, porém, existe a possibilidade de que muitos outros também passem a produzir a verdura, existe muito comércio à espera, em especial para a Moranga” completou.
Os Gasparim estão à procura de outros produtores de Moranga, pois, a solicitação desse produto é muito grande e os interessados em comercializar a sua produção poderão manter contato pelo telefone 51-9719-4009. “Plantamos cerca de quatro hectares de moranga, e essa está em consórcio com a Erva-Mate, uma não atrapalha a outra, é lucro na certa, precisamos de mais parceiros, produtores que tenham interesse nos procurem, pois, o comercio é garantido” enfatizou Luis Gasparim.
Outros produtores rurais já estão se mostrando interessados nesse tipo de cultivo, “Estamos em contato com um produtor de Monte Bérico que deverá iniciar a produção e abandonar o plantio do Fumo, mas existe muito mercado a espera dos produtores Rurais” disse Marques que está presente nessa lavoura desde o princípio, onde ajudou na busca do desenvolvimento, melhoramento genético, entre outras ações que fazem dessa propriedade hoje uma das mais produtivas da região.
Fonte; Jornal Notiserra

Um comentário em “Repolho de Ilópolis para todo o Estado

  1. Somos uma Empresa fabricante de Embalagens para Frutas e Legumes em gerais, e vendo sua história como produtor de repolho, resolvi apresentar nossa empresa, que fabrica sacos para Repolho 50×80 30 kgs ou 53×80 30kg na cor que desejar, para maiores informação, poderá ser encaminhado um e-mail para marcos@solpack.com.br ou contato telefonico (55) 19-3493-9917 / 9345-3176 (Vendor direto da Empresa)

    att;

    Marcos Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital