Atendimento Online:

Borginho está entre os maiores da região

Propriedade é auto-sustentável e traz um ótimo retorno ao Município.

A Família Borges de Itapuca está entre os maiores produtores de gado e soja da região. O pai, João Borges e o Filho, Paulo Oneide Borges, mais conhecido como Borginho, tem aproximados 380 hectares em terras localizadas no campo Bonito Itapuca.
Desse montante, 160 hectares estão cultivados com soja, o restante serve para a criação de gado, onde estão aproximadas 202 cabeças da raça Aberdeem Angus.
Borginho lembra que para a soja a família trabalha no formato parceria, já quanto ao gado, esse é criado para comercialização, onde o pai e filho é que fazem esse trabalho.
Com todo esse giro, a propriedade está entre as mais rentáveis de toda a região, um exemplo de gerência que tem agregado com isso uma ótima renda para o município de Itapuca.
A família, que mora em Arvorezinha, está diariamente no local e tem a vida de campo incorporada no seu dia a dia, “Minha filha já monta sozinha, acostumada como está com essa vida” disse Borginho que tem também as lidas incorporadas a sua vida.
Quanto aos animais criados, a raça citada está entre os animais de maior produtividade, com isso, mais um importante destaque à propriedade. Aberdeem Angus é uma raça de bovinos, destinada à produção de carne de qualidade superior, tem as suas origens no Nordeste da Escócia, onde o seu aperfeiçoamento começou há cerca de 200 anos. É encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus.
Hoje o Angus está sendo criado em quase todo o mundo se destacam : Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia.
Com grande qualidade, a sua utilização é estendida para cruzamentos, tanto com raças de corte como de produção leiteira, o que vem acontecendo na propriedade dos Borges. Apresenta e transmite facilidade de parto e reprodução, assim como a sua cor e a característica de ser mocho.
É igualmente famoso pela sua robustez, o seu fácil manejo e adaptação às diversas condições atmosféricas e ambientais. É manso, apresenta precocidade, fertilidade e habilidade materna.
Borginho lembra que existem animais com menos de um ano que já estão com criação, “Algo inacreditável, mas que visualizamos em nossa propriedade” ressaltou.
O angus é mocho e de tamanho médio (Fêmea adulta: 125–140 cm / Macho adulto: 135–150 cm). A sua pelagem apresenta-se curta e de cor preta ou vermelha. O peso varia entre 550 a 700 kg de uma fêmea adulta e 900 a 1000 kg de um macho, sendo o peso do filhote de aproximadamente 33 Kg. As vacas atingem a idade de reprodução com cerca de 15 meses. Os bezerros chegam ao estado de abate com peso entre 340 e 400 kg com por volta de um ano.
Por fim, Borginho ressalta que está com projetos para ampliar ainda mais a sua propriedade que já é tradicional no município.
Fonte; Jornal Notiserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital