Atendimento Online:

Mais uma conquista para Ilópolis e região, Mamógrafo novo já está em funcionamento


Um exemplo de gestão e de pensar no crescimento, assim é que a Administração do Hospital Beneficiente Leonilda Brunet de Ilópolis, HBLB, vem trabalhando, apesar de viver um ano de recesso e cuidados com os investimentos face às problemáticas que a saúde do país vive, como inclusive já relatado pelo Jornal NOTISERRA.


Para a grata alegria da Direção e funcionários do HBLB, na terça-feira 24 de abril iniciaram os trabalhos do novo mamógrafo que foi adquirido pelo hospital.
O Diretor do HBLB, Fernando da Gama, ressalta que as tratativas para a compra desse novo equipamento se dão ainda no mês de dezembro de 2011 “Desde então estávamos trabalhando primeiro na compra, após, nas liberações e agora nesses ultimos dias na chegada do equipamento e instalação desse” comentou.
O valor investido somente no novo aparelho é de aproximados R$90.000,00, porém, outros valores ainda deverão ser acrescidos, o que se somará em um investimento ainda maior. Todo esse montante se dá única e exclusivamente dos cofres do próprio Hospital.
O novo mamógrafo já está em operação e atende uma média de 15 a 20 mulheres por dia, isso envolvendo planos de Saúde e SUS. As cidades que utilizam o mamógrafo de Ilópolis são todas da região Alta do Vale, mais, Fontoura Xavier, São José do Herval, Progresso e Boqueirão do Leão. São duas técnicas que operam o equipamento, Maira Pessato e a Irmã Osana Borghesan que explica um pouco mais da parte técnica desse equipamento:
Mamógrafo Lilyum, de fabricação italiana, totalmente automatizado, garantindo maior agilidade e qualidade do exame. A técnica em radiologia não corre o risco de expor desnecessariamente a paciente pois o equipamento, no momento do exame, em questão de segundos faz a leitura prévia da densidade da mama e define automaticamente todos os parâmetros necessários para um exame de qualidade como: Kv, mAs, tipo de filtro e de foco, dados estes que um equipamento não automatizado não fornece e que a técnica precisa calcular antes de executar os exames. Quando ocorrer qualquer irregularidade, fornece sinal sonoro e escrito de qual problema está ocorrendo, facilitando assim a compreensão imediata do que está acontecendo, bem como a correção do problema.
Embora sendo automatizado, o exame deve ser executado por profissional habilitado. Da mesma forma que um carro, sendo ele com câmbio manual ou automático, a direção é permitida somente para pessoa habilitada.
Já para as pacientes que farão o exame é necessário que se faça os seguintes passos:
A mamografia é uma imagem radiográfica da mama produzida através de um procedimento de raio-x. O exame é realizado por profissional técnico em radiologia, e o médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem é quem avalia e lauda o exame.
O exame completo geralmente demora apenas 15 minutos; normalmente tirará duas ou mais radiografias de cada mama.
A compressão da mama é necessária para que o exame fique bem detalhado. Esta compressão poderá produzir uma sensação de pressão por apenas alguns segundos.
Orientações para o exame de Mamografia
• De preferência fazer logo após a menstruação, quando a possibilidade das mamas estarem sensíveis é menor.
• Não usar desodorante, talco ou cremes nas axilas e mamas no dia do exame, já que tais produtos podem interferir no resultado.
• Trazer junto exames anteriores. A comparação com as mamografias anteriores permite a detecção de um número maior de lesões, o acompanhamento, quando necessário, e a diminuição de radiografias complementares.
A mamografia é a maneira mais avançada e eficaz para a detecção precoce do câncer de mama, entretanto, uma pequena porcentagem de câncer pode não ser identificado somente com a mamografia. Por isso é importante consultar seu médico regularmente para que ele realize o exame clínico das mamas.
Para utilizar o mamógrafo de Ilópolis a paciente deverá primeiro buscar atendimento em um médico de sua cidade, após, se esse solicitar tal exame, encaminhar o pedido a Secretaria de Saúde de seu município e essa por sua vez é quem agendará junto ao HBLB, ou, nos casos de Plano de Saúde deverá se buscar o formato padrão de atendimento desse.

Fonte; Jornal Notiserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital