Atendimento Online:

Geadas causaram muitos prejuízos


A seca castigou o município, agora, as geadas causaram prejuízos, deixando muitas famílias desoladas completamente com os prejuízos que estão surgindo dia a dia nas propriedades e não só em Anta Gorda, mas a nível estadual.
As geadas que ocorreram na quinta, sexta e sábado, estão entre as maiores já vistas no município, existem relatos de Arvores completamente congeladas, córregos com mais de 5 cm de gelo, torneiras que voltaram a ter água somente a tarde, entre outras problemáticas.
Segundo o Técnico em Agropecuaria da Emater de Anta Gorda, Eugênio Luis Senter, aproximadamente 100 hectares de milho foram perdidos, sorgo prejudicado, erva-mate, e até eucalipto foram as culturas que mais tiveram prejuízos com as fortes geadas.
Para se ter idéia dos prejuízos, na propriedade de Domingos Pianezzola, localizada na comunidade da Linha 3ª Giusti, Eucaliptos com até 5 metros de altura, ou seja, uma Arvore já considerável, morreram com a geada “Tenho plantado 3 mil pés, perdi 100% dos eucaliptos, estava um plantio que mais parecia de demonstração de tão bonito que estava” comentou.
Domingos recebeu a orientação de não arrancar essa plantação e aguardar mais algum tempo, pois, existe a possibilidade de brotação novamente, “O prejuízo é incalculável, a primeiro momento pode-se dizer que gastei aproximadamente uns R$6 mil, entre muda, adubação, máquina para destocar, trabalho braçal, tempo de poda perdido, entre outros prejuízos, sem contar que tem que se plantar tudo novamente” comentou.
A Emater ressalta que não possui um levantamento real da situação, mas que aos poucos os relatos e problemas estão surgindo.

Fonte; Jornal Notiserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital