Atendimento Online:

Barreiras para o Fumo

A expectativa é que neste ano as exportações de fumo no Brasil aumentem em 15%

     O consumo de tabaco no Brasil tem diminuído a cada ano. Em 2012 os brasileiros deverão consumir 95 bilhões de cigarros, ante 105 bilhões de unidades registradas em 2008, uma queda de quase 10%, no período. A razão da queda são, além das campanhas anti-tabagistas desenvolvidas nas últimas décadas, as restrições ao fumo em locais fechados, o preço cada vez mais elevado para o consumidor e a recente proibição da mistura de aromatizantes nos cigarros, por parte da agência nacional de vigilância Sanitária (ANVISA). Por isso, os produtores de tabaco vêm mudando de foco e apostando suas fichas na ampliação das exportações. A expectativa para este ano é de que essas vendas cresçam quase 15%, passando de 505 mil toneladas, em 2011, para 580 mil toneladas. Caso esse volume se confirme, as exportações responderão por 80% da produção nacional, estimada em 720 mil toneladas de fumo em 2012. “Nos últimos anos, as exportações têm crescido em países como a Índia e a China, mercados com potencial ainda bastante elástico”, diz Benício Albano Werner, presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), baseado em Santa Cruz do Sul, maior polo produtor de fumo do Brasil. A China é a principal consumidora mundial de fumo, com 2,7 trilhões de cigarros, seguida pela Índia, com 470 bilhões. O Brasil se mantém como o sétimo maior consumidor de tabaco no mundo.

Para os produtores de fumo gaúchos as regras internacionais mais rígidas podem definir o futuro da lavoura. Agricultores que há anos vendiam toda a sua produção para as companhias exportadoras perceberam que nos últimos anos não tem sido fácil atender  ao mercado. Muitos com medo do que possa acontecer no futuro, vêm difersificando suas receitas.

Não é fácil abrir mão do cultivo do tabaco, pois é uma cultura de alta rentabilidade, chegando a ser  quase 3 vezes maior que o cultivo de milho e feijão por hectare. Onde muitos agricultores não se imaginam sem essa renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital