Atendimento Online:

Ler estimula o raciocínio

Biblioteca é um espaço físico onde se guardam livros, dispostos de maneira ordenada para fins de estudo e consulta. Biblioteca é uma palavra de origem grega (livro + depósito). O espaço destinado à biblioteca pode ser concreto ou virtual, mas com a finalidade de reunir coleções de informações de qualquer tipo, sendo livros, dicionários, enciclopédias, revistas, monografias e CDS, DVDS ou bancos de dados que armazenam o conteúdo de maneira virtual.

A Biblioteca Municipal de Arvorezinha conta com um acervo de cerca de 4.583 livros literários, sendo adultos e infantis, dicionários, enciclopédias entre outros. A biblioteca está sempre à disposição a partir das 08h00 às 11h30 e no turno da tarde das 13h00 às16h30, contendo um espaço reservado aos que quiserem desfrutar da leitura ali mesmo. O espaço destinado à leitura não é muito grande, porém é aconchegante e possibilita uma fuga da rotina e proporciona um momento de descanso. Além da leitura na própria biblioteca, pode se fazer um cadastro apenas com o nome, endereço e telefone do leitor para fins de retirada dos livros, e assim fazer a leitura em casa e sem custo algum.

Leila Catarina, responsável pela biblioteca afirma: “Ler é um santo remédio para estimular a memória e a atenção. Nenhuma outra atividade mobiliza tantas variações de memória quanto a leitura de livros, jornais e revistas. Mas não basta simplesmente ler, é preciso refletir sobre o que está sendo lido. A leitura é um dos exercícios mais eficientes e baratos para ativar a mente, afinal entre ir à farmácia e comprar alguma substância duvidosa para fortificar o cérebro, ou escolher um bom livro, eu recomendo a última opção.”.

Leila recomenda autores como: Jorge Amado, Clarice Lispector, Marta Medeiros, Luiz de Camões, Machado de Assis, Eça de Queirós, Moacyr Scliar, Érico Verissimo, Luiz Fernando Verissimo,William Shakespeare, Ruben Alves Vieira, entre tantos outros da literatura adulta. Dentro da literatura infantil e infanto-juvenil ela cita: Lúcia Pimentel Góes, Eunice Puhler, Cora Coralina, Maria Heloísa Penteado, Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Vinicius de Moraes, Olvir Fadini Canton entre outros.

A Biblioteca Municipal também conta com a campanha do Governo Federal “Biblioteca amiga”, que busca levar a leitura até deficientes visuais, contando com 15 livros em braile, e alguns CDS. Também há o acesso para deficientes auditivos que podem encontrar alguns DVS que transmitirão imagens e a Linguagem de Sinais (LIBRAS) para passar o enredo retratado.

Leila também afirma que já existem projetos para 2014 em andamento, porém nada está completamente concretizado.

Leitura é um processo fundamental para o conhecimento e a sabedoria, afinal através dele estimulamos nosso raciocínio, memória e a nossa capacidade de interpretar.

A biblioteca municipal está situada na Av Barão do Triunfo, na antiga prefeitura municipal.Leila Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital