Atendimento Online:

Produção Leiteira em alta no município

A produção leiteira no município de Arvorezinha vem crescendo bastante nos últimos quatro anos. Segundo Cleber Schuster, responsável na Emater do município pela área, a iniciativa da produção leiteira veio através da grande demanda de indústrias pela procura do produto, sendo que, no entanto somente a metade dessa demanda estava sendo atendida, o que contribuíu para que os produtores passassem a aderir à produção.  Outra iniciativa importante, segundo Cleber, é de que os recursos estão mais acessíveis e o Governo do Estado ajuda ao produtor pagando 15% do investimento através do projeto Mais Leite de qualidade, onde as parcerias com cooperativas, indústrias, entidades e sistemas bancários proporciona investimentos na aquisição de resfriadores de expansão e ordenhadeiras. A ação passou a criar condições para a produção de um produto com mais qualidade e também com a obtenção de um melhor retorno econômico.

Segundo dados do IBGE no ano de 2012, no município existiam 202 produtores que comercializavam o leite cru, porém existiam ainda alguns produtores que produziam para si próprios ou com destinação a derivados como o queijo. A produção anual de leite no município supera aproximadamente 7.106 mil litros/ano.

Cleber diz que o investimento inicial fica por conta do bolso de cada produtor, dependendo da quantidade de terreno disponível para pasto, da quantidade de vacas para produção, das ordenhadeiras, resfriadores, e assim por diante. Diz ainda que o retorno do investimento é praticamente imediato, e que trará um retorno de 40 % de lucro.

A Emater vem dando incentivo aos produtores trazendo a capacitação na área do leite, com reuniões técnicas e tarde de campo, onde já existe o grupo da Linha Torres Gonçalves e da Linha Quinta Alta que vem participando do projeto, sendo que o desejo da Emater é de que surjam mais grupos como estes.

Cleber ainda cita como exemplo produtores do setor leiteiro: Carlos Marquese , Adilar Naibo, ambos  residentes em Linha Quarta, Alencar Pereira, André Oliveira, ambos  residentes em Linha Torres Gonçalves.

Cleber enfatiza que o negócio de produção leiteira, quando o produtor não achar mais viável, pode ser suspendido devido ao mísero percentual de prejuízos, sendo um negócio que possui liquidez, onde que todo o maquinário utilizado, caso da ordenhadeira, resfriador, podem ser vendidos, o local destinado a pastos pode ser reutilizado para outros fins de plantação, e as vacas podem continuar sendo utilizadas para uso próprio ou até mesmo vendidas. Ainda diz que se o caso fosse um aviário, não seria possível suspender a produção sem tomar um percentual elevado de prejuízos, devido ao espaço construído, e o investimento colocado em cima do projeto.

Agricultores interessados em aderir a produção leiteira podem buscar ajuda junto a Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação ArvoLeite.

João Naibo produz leite há 15 anos e reside na linha quarta. Sua produção de leite é responsável por cerca de 5.000 litros de leite/mês.

João Naibo produz leite há 15 anos e reside na linha quarta. Sua produção de leite é responsável por cerca de 5.000 litros de leite/mês.

Adilar Naibo produz  leite há 30 anos e também reside na linha quarta. Sua produção é responsável por cerca de cerca de 12.000 litros de leite/mês.       Segundo o filho do produtor, Leonardo Naibo, eles investiram na produção há cerca de uns oito anos, montando a sala de ordenha e em um gerador. Atualmente Adilar Naibo possui 20 vacas para a produção de leite e entrega o produto à empresa Cosuel.       Antigamente, há uns 10 anos atrás, a família de Adilar Naibo vendia e entregava leite em Arvorezinha.

Adilar Naibo produz leite há 30 anos e também reside na linha quarta. Sua produção é responsável por cerca de cerca de 12.000 litros de leite/mês.
Segundo o filho do produtor, Leonardo Naibo, eles investiram na produção há cerca de uns oito anos, montando a sala de ordenha e em um gerador. Atualmente Adilar Naibo possui 20 vacas para a produção de leite e entrega o produto à empresa Cosuel.
Antigamente, há uns 10 anos atrás, a família de Adilar Naibo vendia e entregava leite em Arvorezinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital