Atendimento Online:

ENCANTADO FESTEJA OS 100 ANOS

Encantadenses e comunidade regional prestigiaram festa de aniversário do Centenário

 

Um dia lindo, com céu azul e algumas nuvens brancas, foi o 31 de março em Encantado. Data em que o município completou 100 anos. Para marcar esta data especial, uma bela festa com a presença de cerca de cinco mil pessoas, marcou a comemoração dos 100 anos de Encantado. O evento foi realizado no Parque João Batista Marchese, como forma de valorizar o passado e o presente, como ocorreu na inauguração do local no cinquentenário.

Com direito a 100 metros de bolo e a parabéns, a festividade iniciou com um ato oficial, com a presença de autoridades. Na ocasião, houve o lançamento do carimbo dos Correios, o qual será utilizado em todas as correspondências enviadas na agência de Encantado e também a inauguração do Monumento em homenagem ao Centenário confeccionada por Olir Dutra e ao lado uma placa em madeira esculpida por Paulo Locatelli.

O diretor dos Correios no Estado, Jair Batista Antunes, e o gerente regional dos Correios, Olivares Debona, evidenciaram o selo e o carimbo. “É com muita alegria e honra que compartilhamos este momento com todos vocês. Todas as cartas postadas receberão o carimbo comemorativo e isso levará o nome de Encantado aos quatro cantos do país”, disse Antunes.

A rainha do Centenário de Encantado, Heloísa Sangalli Beneduzzi, destacou a emoção de viver o Centenário. “Que a magia do Centenário toque vocês”, disse emocionada.

Representando todos os ex-prefeitos, o prefeito do Cinquentenário, Adilar Bertuol, relembrou as comemoração dos 50 anos de Encantado. “O que mais me comove é ver, que este Parque, construído na minha gestão, não apenas serviu para as solenidades do Cinquentenário, mas mais do que isso, hoje é uma referência para tantos eventos. Concluo esse momento histórico, parabenizando as autoridades deste município e seu laborioso povo, enaltecendo a programação, que foi realizada com muito empenho e carinhosa atenção, do que resultará, certamente, uma gloriosa lembrança para as futuras gerações do povo de Encantado”.

Em nome dos municípios emancipados de Encantado, o prefeito de Relvado, Adroaldo Dacroce, enfatizou que Encantado serve de exemplo de conduta a todos os municípios filhos. O presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Marcelo Deves, destacou que “cada cidadão deixou a sua marca, isso mostra que todos contribuíram com o nosso município abençoado por Deus e por todos os encantadenses. Sintamo-nos orgulhosos por morar aqui e por estarmos aqui”.

O promotor, André Prediguer, fez menção à cidade. “Que festa linda. Vivemos em uma cidade maravilhosa feita de pessoas honestas e trabalhadoras”. O diretor do Foro da Comarca de Encantado, Clóvis Frank Kellermann Junior, enfatizou que a comunidade encantadense é um povo que luta por seus ideais. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson  Brum, mencionou que a comemoração é um momento muito especial para ele. “Encantado é um povo empreendedor e que preserva suas raízes, levando o nome do município por todo o Brasil”, acrescentou. O prefeito de Encantado, Paulo Costi, agradeceu a presença de todos e falou da importância da data. “É importante nos darmos conta do quanto é significativa esta data para os encantadenses nativos e de coração. O município de Encantado deve ser lembrado, por sua história, pelos municípios filhos e distritos, por todos aqueles que ajudaram na sua construção e em seu desenvolvimento. Parabéns comunidade encantadense de ontem, de hoje e de sempre. Um grande e afetuoso abraço”, mencionou o prefeito.

A Orquestra Municipal esteve presente, entoando os hinos e animando ainda mais o evento com diversas músicas, inclusive o parabéns.

Para a festividade, a Administração Municipal conseguiu, junto a empresas de transportes, ônibus gratuitos. Também foi disponibilizado para as crianças se divertirem brinquedos infláveis.

 

 

O bolo

O bolo em forma de E, simbolizando o nome da cidade, foi confeccionado por 18 Clubes de Mães em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Emater/RS-Ascar. A programação foi uma realização da Administração Municipal, Associação Cultural Encantado e Câmara de Vereadores. O bolo gigante de 100 metros foi formado por 250 formas de 40cm x 30 cm e teve recheio de doce de leite com cobertura de merengue.

 

 

O significado do Monumento em homenagem aos 100 anos de emancipação político administrativa de Encantado

 

QUERIDA ENCANTADO,

São muitos são os motivos para comemorar este teu centenário. Por todas as etnias que te prestigiam nesta longa história. Tua identidade, caracterizada neste belo e vigoroso monumento em tua homenagem, não poderia ser aqui representado por UM ÚNICO ROSTO DEFINIDO.

A soma de esforços e de tuas diferentes origens,  fazem a grandeza ser de todos os que aqui um dia deixaram sua marca. TUA PELE nunca poderia ser de uma única cor aqui estampada, pois as muitas raças fazem esta mistura que traduz este conjunto de forças voltadas ao social e ao trabalho, em todos os diferentes segmentos de tuas conquistas e por isso, A COR É BRONZE…

Embora Centenário, tu cresceu, se desenvolveu e neste monumento a ti consagrado, CARACTERIZAS SER  AINDA UM JOVEM PROMISSOR que continuará recebendo  filhos natos e adotivos, e graças a eles, tens o potencial de  CONTINUAR SEMPRE PRODUZINDO e SE ERGUENDO, elevando teu nome cada vez mais alto, continuando a cativar crianças e adultos formadores de opinião e de novas iniciativas, neste novo futuro que COMEÇOU nesta data festiva…

TU CARREGAS EM UMA DAS MÃOS ESTE SELO, esta marca que orgulha O TEU ANIVERSÁRIO, nesta simbólica homenagem,  através dos teus filhos e visitantes do presente, só que em cada detalhe, se sobressai a tua rica história e os feitos daqueles que nos antecederam, não permitindo, assim, que esqueçamos o teu passado e esta tua memória de conquistas.

TU NUNCA SERÁS APENAS UM SÍMBOLO, mas sim, o chão abençoado que escolhemos para morar, muito bem traduzido pelo nosso talentoso artista encantadense Olir Dutra e a placa comemorativa esculpida pelo artesão encantadense Paulo Locatelli. PARABÉNS!

(Texto: Airto Francisco Gomes)

 

 

 

Fotos: Retrarte Fotografia

 

 

 

DSC_7754

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital