Atendimento Online:

Milho em alta

Plantio e preço do milho em evidência no cenário agrícola

A chegada do mês de outubro e a alta no preço devem estimular o aumento da área da cultura no Estado. Porém, o cenário deixa em alerta produtores de frangos e suínos, que sofrem com o aumento do custo para a produção.

De acordo com o técnico em agropecuária do Escritório da Emater de Arvorezinha, Cleber Schuster, o plantio no município e na região inicia entre setembro e outubro e se extende até janeiro, no período conhecido como “pós-fumo”. O técnico comenta que todas as famílias da área rural dedicam-se ao plantio de milho, seja para comercialização ou produção de silagem.

Em um levantamento feito pela Emater na safra 2010, Arvorezinha conta com uma área de 2.600 hectares de milho grão e 700 hectares de milho para silagem. Com a alta no preço do produto, de acordo com Cleber, a expectativa é de que nesta safra 2011/2012, sejam plantados 3.150 hectares de milho grão. “Para os produtores que plantam milho para comercialização a alta no preço foi um estimulo para aumentar a produção, porém, para a nossa região este cenário não é tão favorável, pois a venda da cultura é pequena comparando com o comércio de frangos e suínos”, fala o técnico.O milho corresponde 60% da composição da ração, sendo que a saída para as indústrias avícolas e suinícolas será o repasse do aumento aos consumidores.

Os irmãos João e Adilar Naibo, moradores da Linha Quarta, em Arvorezinha, trabalham com a criação de suínos, frangos e gado leiteiro. A plantação de milho na propriedade é destinada em sua totalidade à produção de silagem e como são integrados a indústrias avícolas, suinícolas e leiteira, os produtores não estão sofrendo diretamente com o aumento do preço do milho.

“Se não fossemos integrados e tivéssemos que comprar a ração, certamente não teríamos capital de giro para manter a produção”, fala João. Os produtores predentem iniciar o plantio do milho até a metade do mês de outubro, com expectativa de uma boa safra. “O preço dos insumos é o que está sendo pesado, porém conseguimos custeio para a aquisição”, comenta Adilar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital