Atendimento Online:

MUNICÍPIO PRODUZ CERCA DE 80 A 100 TONELADAS DE PEIXE POR ANO

Médicos e nutricionistas recomendam o consumo de peixe pelo menos uma vez por semana
Com crescimento em alta, a piscicultura traz bom retorno ao produtor e segundo a equipe da Emater de Roca Sales, são 72 produtores assistidos, com 46 hectares de lâmina de água, 353 açudes e uma produção em torno de 80 a 100 toneladas de peixes por ano, comercializados no município e região.
O primeiro passo para o planejamento de qualquer empresa é estabelecer objetivos claros. No caso da criação de peixes é essencial saber para quem se vai produzir. O perfil do consumidor vai designar quase tudo, como, por exemplo, quais as espécies a serem criadas. O consumidor é o principal dos três segmentos que compõem o chamado “mercado”, os outros dois são os fornecedores e os concorrentes. Sem conhecê-los o criador caminha no escuro, o negócio de criação de peixes tem inúmeras possibilidades. Mas, dentro do planejamento, é necessário, em primeiro lugar, definir para quem se pretende vender. A comercialização de peixes é feita para restaurantes, feiras livres, supermercados, peixarias e pesque-pague, tipo de negócio derivado da piscicultura, voltado para o lazer, o pesque-pague vem se desenvolvendo de forma acelerada e chama a atenção de novos investidores na área da piscicultura.
A carne branca, a textura macia, o cheiro característico e o sabor único fazem do peixe um alimento irresistível à mesa, seja ele frito, assado, grelhado ou cozido, são inúmeros os benefícios que a carne de peixe oferece à alimentação de pessoas de todas as idades e por isso, seu consumo é recomendado por médicos e nutricionistas, ao menos uma vez por semana. Fonte abundante de proteínas, que são absorvidas com mais facilidade que a de outros tipos de carnes, os pescados têm importante papel no crescimento e manutenção do organismo. São essenciais, por exemplo, na digestão, na produção de anticorpos, na coagulação do sangue, controle da taxa de colesterol, entre outras funções. A gordura do peixe é insaturada, ou seja, não prejudicial à saúde, e possui o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração. Além de um poderoso antioxidante, seu consumo auxilia na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e favorece a produção do chamado “colesterol bom” (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias.
No cérebro, o ômega-3 aumenta a atividade dos sinais nervosos que ajuda na memória, concentração, humor, habilidade motora, velocidade de reação etc. É importante ressaltar que essa substância não é produzida pelo organismo, devendo ser fornecida pela alimentação.
Carpa Capim (Ctenopharyngodon idella); Tem corpo roliço, bem mais finos que as outras carpas e bem comprido é muito ágil e rápida, chega a mais de 15 kg, é um peixe herbívoro que consome não somente as plantas aquáticas, mas também gramas e capins verde e fresco (não seco). É um peixe de piracema. Excelente produtor de adubo orgânico – pode consumir diariamente de 30 a 80% do seu peso. Alcança cerca de 1,8 kg com um ano de cultivo.
Carpa Cabeça Grande (Aristichthys mobilis); Alimenta-se de algas em colônias, rotíferos e pequenos microcrustáceos.
Carpa Prateada (Hypophthalmichthys molitrix); Alimenta-se das menores algas do viveiro e somente consome alimentos artificiais ma forma esfarelada, sua alimentação é incrementada através da adubação.
Carpa Húngara; Tem escamas uniformes pelo corpo com cores amarelo claro, bege e dourado, já a carpa espelho tem escamas falhadas e espalhadas de diferentes tamanhos pelo corpo, a Húngara tem escamas pequenas e de tamanho igual.

Um comentário em “MUNICÍPIO PRODUZ CERCA DE 80 A 100 TONELADAS DE PEIXE POR ANO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital