Atendimento Online:

Começou o Plantio de Soja em Itapuca

“A soja que hoje é cultivada mundo afora, é muito diferente dos ancestrais que lhe deram origem: espécies de plantas rasteiras que se desenvolviam na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do Rio Amarelo, na China. Sua evolução começou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espécies de soja selvagem, que foram domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China. A soja chegou ao Brasil via Estados Unidos, em 1882”.

E depois de muitos anos de sua chegada aqui no Brasil, essa cultura com o passar dos anos se tornou uma cultura muito forte, principalmente em nosso Estado, Rio Grande do Sul. E nesta semana, começou o plantio da soja em Itapuca. O clima tem ajudado e os produtores estão otimistas. Na propriedade da família Roman localizada na Linha Campo Bonito, no município de Itapuca, a chuva deu uma trégua e a plantadeira foi para a lavoura. Segundo o produtor Eraldo Luciano Roman, “o solo está bom para plantar. Choveu bem. Agora, prevê outras chuvas. A expectativa é muito boa”, disse o agricultor Roman. Segundo dados da EMATER/RS, área plantada com o grão no Estado deverá sofrer uma redução de 1,5%. Pois muitos agricultores estão ampliando o espaço com o milho por causa do bom preço do produto. O primeiro levantamento de intenção de plantio para a safra de verão 2011/12 no Rio Grande do Sul, com queda de 5,64% na estimativa de área para o arroz e crescimento de 4,86% para o milho. As lavouras de soja devem apresentar ligeira alta de 0,88%, enquanto as da primeira safra de feijão devem oscilar 0,64% para baixo. Eraldo disse também, que trabalha com o plantio de soja há 15 anos, e que na safra de 2010/2011 plantou 300 hectares de soja, onde colheu cerca de 15 mil sacas do produto. Sendo que nesta safra de 2011/2012, Eraldo pretende plantar 260 hectares de soja e 40 hectares de milho, por causa do bom preço do milho no mercado. “Hoje vale a pena plantar soja e milho, pois o produto está bem valorizado e no futuro, o produto agrícola só tem a melhorar, sendo que pretendo nesta próxima colheita, colher cerca de 45 a 50 sacas por hectar de soja” finalizou. Segundo o Secretário de Agricultura de Itapuca, José Paulo Pancotte, o município está com a expectativa de plantio de soja nesta safra de 2011/2012 de mais ou menos 3 mil hectares, o que produziria entorno de 140 mil sacas do produto. E estima-se ainda, que a área de milho deva chagar a 800 hectares do produto nesta safra. “Segundo os dados meteorológicos, não tem nenhuma previsão de estiagem, o que possibilitaria uma boa safra para esse ano” finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital