Atendimento Online:

MORANGO COMO FONTE DE RENDA

Na localidade de São Lourenço, em Arvorezinha, Nestor Pompermaier trabalha com o cultivo de morangos desde 2010. A produção é comercializada em uma indústria de doces no município.
O produtor já trabalhava com o cultivo de beringelas, onde que a produção é destinada em sua totalidade para a mesma indústria de doces. “Ainda são poucos produtores que produzem morangos como fonte de renda em nosso município e ao ver a procura da indústria pelo fruto decidi investir em um pomar, onde planto anualmente 1.500 pés de morangueiro”, comenta Nestor.
O custo de implantação de um pomar é relativamento elevado, de acordo com o produtor, pois as mudas são importadas do Chile e as despesas com plástico e adubação encaressem a produção, porém o retorno financeiro compensa. “No ano passado plantei os morangos pela primeira vez para aprender sobre o cultivo, o retorno foi muito positivo e então decidi continuar”, relata.
Nestor afirma que a para implantar o pomar, a propriedade tem que contar com um local adequado, com solo drenado e com alta fertilidade. O plantio é realizado de abril a junho e a colheita inicia o mês de setembro, sendo que a variedade encontrada na propriedade de Nestor pode produzir durante todo o ano. Por ser uma planta bastante vulnerável a fungos, normalmente é necessária a utilização de agrotóxicos nos pomares. “Eu ainda não precisei utilizar agrotóxicos, mas é muito comum a utilização, pois a umidade e a temperatura facilitam o aparecimento de pragas do morangueiro”, fala o produtor.
Ainda, Nestor ressalta que o cultivo de morangos exige muita dedicação, sendo o morangueiro uma planta muito delicada. “Todo dia é preciso dedicar um tempo ao pomar, os canteiros tem que ser bem preparados e a limpeza aos redores é de grande importância, a adubação precisa de muita atenção, pois é dela que depende a produtividade”, destaca. Uma vez por semana é feita a colheita, sendo que a previsão deste ano para o produtor é de 1.200 kg de morangos.
Fonte: Jornal Notiserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital