Atendimento Online:

Erva-Mate é o carro chefe

Não é necessário sair do centro de Ilópolis para visualisar pés de Erva-Mate, sejam nos canteiros das avenidas ou nos pátios e terrenos em volta de residências. Porém, a vista dos ervais no interior do município encantam os visitantes e mostram o quando o produto é importante para a economia local.
De acordo com dados do IBGE, Ilópilis e Arvorezinha são os municípios que mais se destacam na produção de erva-mate, os dois municípios produziram 90 mil toneladas de erva-mate em 2010 e a expectativa é para aumentar 15% no próximo ano, sendo os municípios que mais cresceram em 2011 em termos de produção e priodutividade na erva-mate no Rio Grande do Sul. Ilópolis conta com uma área total de 9.200 hectares de Erva-Mate. Para visualizar melhor, vale destacar que o município conta com 780 propriedades rurais, sendo que destas, 775 trabalha com a produção de Erva-Mate. Ainda, pode-se destacar que Ilópolis conta com 4.088 habitantes, dos quais, 2.500 estão envolvidos diretamente com o setor ervateiro.
Arvorezinha possui 6.350 hectares de plantação da erva-mate e 15 agroindústrias
De acordo com o técnico agrícola da Emater, Jurandir Marques, não teve aumento de plantio de ervais, e sim um adensamento dos ervais já existentes. Por serem ervais mais novos a região teve um aumento de produção e produtividade, o que resultou no crescimento do setor como um todo. “O setor ervateiro é economicamente de suma importância, culturalmente fantástico e ambientalmente extraordinário. É a Erva-Mate que gera nossa economia, se formos de São Francisco à Itapuca, Anta Gorda, notaremos lado a lado casas de alto padrão em construção no meio rural e isso é resultado do dinheiro que vem com a economia do setor ervateiro, as propriedades estão bem estruturadas”, comenta.
O preço pago pelos empresários aos produtores vem se mantendo há algum tempo, porém, de acordo com Jurandir, ao comparar com outras atividades, a Erva-Mate tem uma lucratividade muito maior, podendo-se analisar nos períodos de seca, onde que os produtores que trabalham com outras culturas sofrem bastante, diferente dos que trabalham com o setor ervateiro. O preço pago oscila entre R$ 6,00 e R$ 7,00 por arroba. “O que vem tendo um alto custo para os nossos produtores é mão de obra no período de colheita, fora isso, não tenho ouvido queixas”, fala.

Um setor em vísivel crescimento

Arvorezinha e Ilópolis são os dois principais municípios movimentados pela produção e industrialização de Erva-Mate no Alto do Vale do Taquari. Na região, entre os municípios de Arvorezinha, Ilópolis, Putinga, Doutor Ricardo, Itapuca, Anta Gorda, Relvado, Fontoura, São José do Herval, Coqueiro Baixo e parte de Nova Alvorada e Soledade existem quase 25 mil hectares do produto, para 32 indústrias ervateiras.
A qualidade da Erva-Mate produzida aqui é visível e ganha respaldo estadual, tanto que as indústrias Valério e Ximango já contam com certificação da Emater, a Gaúcha da Serra da Univates, que também certifica o produto da Putinguense, que ainda tem certificação florestal.

Conheça as 14 ervateiras que contribuem com o desenvolvimento de Arvorezinha:
1. Ervarteira Valério
2. Ervateira Sabadin
3. Gaúcha da Serra
4. Galponeira
5. Ervateira Sanson
6. Natumate
7. Nutrimate
8. Vier
9. Ervateira Portão
10. Vision
11. Ervateira Macedo
12. Invernada
13. Agromate
14. Ponche Verde

Conheça as 10 ervateiras que contribuem com o desenvolvimento de Ilópolis:

1. Ximango Ind. Erva-Mate Ltda.
2. Amável
3. Rei Verde
4. Seiva do Mate
5. Franzon
6. Diamantina
7. Safra
8. Secco
9. Lago Verde
10. Ouro Mate

Ampliação visa mais produtividade

Há 16 anos em atividade, a Ervateira Valério é a empresa que mais contribui com o crescimento de Arvorezinha através da arrecadação de ICMS. Com a política principal de busca contínua da melhoria da qualidade dos produtos e a satisfação dos seus clientes a Valério é uma das marcas mais conhecidas do mercado e atualmente, em constante crescimento está ampliando seu espaço físico.

Novos empreendedores investem no ramo

Na comunidade de Monte Bérico está sendo instalada a 10ª ervateira de Ilópolis, a Ouro Mate. Os proprietários Natalio Pesini, Ademir e Vilson Carlesso estão otimistas com o investimento que dentro de dois meses deve estar funcionando a todo vapor.
“Vendo o crescimento constante do setor ervateiro no Alto do Vale do Taquari decidimos investir na nossa própria ervateira, somente eu e meus dois sócios temos uma área de 50 hectares de Erva-Mate, produto encontrado em abundância aqui em Monte Bérico. A Erva produzida aqui tem que sair da comunidade para ser industrializada, o que não será mais necessário quando a Ouro Mate estiver em atividade”, comenta Natálio. As obras iniciaram há 09 meses e atualmente está sendo concluído o pátio da indústria, que contou com os incentivos da Administração Municipal, que forneceu horas máquina e o telhado da indústria, o que, de acordo com os sócios da ervateira, foi de grande importância.
O objetivo inicial dos novos ervateiros é produzir 150 mil kg mensais de Erva-Mate, a qual será embalada na própria indústria e já conta com marca registrada. O produto produzido pela Ouro Mate chegará às prateleiras do Estado com o nome de Erva-Mate Serena. Inicialmente a mão de obra utilizada na ervateira será famíliar, mas dentro de poucos meses deverão ser contratados funcionários. “Como teremos que colher, limpar, produzir e vender acreditamos que em poucos dias estaremos gerando novos empregos no município de Ilópolis”, destaca Natálio.
fonte;Jornal notiserra

Um comentário em “Erva-Mate é o carro chefe

  1. Senhor:
    Sou natural de Arvorezinha, mas, faz muito tempo que resido no Extremo Oeste Catarinense.
    Apreciei alguns mate da erva de Arvorezinha e Ilópolis, de boa qualidade, melhor que as da Região Norte do RS e Oeste de SC.
    Pergunto: Se fosse para selecionar as duas melhores marcas de erva-mete de Arvorezinha e de Ilópolis, em quais votaria.
    Att.
    Leocir Meazza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital