Atendimento Online:

Entusiamo nos dias que antecedem a Feira

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, a Praça Itália vai cediar um dos maiores eventos do Alto do Vale do Taquari, a Turismate 2011, que receberá visitantes dos quatro cantos do Estado com entrada franca

A expectativa de sucesso é grande em torno da Turismate 2011. Comunidade em geral, produtores, ervateiros e principalmente a Administração Municipal de Ilópolis preparam-se para receber os visitantes nos três dias da festa, que além de colocar a Erva-Mate em evidência, valoriza a indústria e o comércio local.
Para o prefeito Osmar Baldissarelli, a Turismate é uma forma de incentivar e valorizar todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento de Ilópolis, sendo que o setor ervateiro representa mais de 90% da econômia local. “A nossa festa é realizada para mostrar aos visitantes a nossa Erva-Mate de qualidade e tornar cada vez mais, Ilópolis e região o polo do setor ervateiro, pois é aqui que produtores e indústrias se empenham e dão o melhor de si para produzir o melhor chimarrão do Estado”, comenta.
Além de contar com um evento técnico voltado para a Erva-Mate, de acordo com o prefeito, a programação da Turismate está cheia de atrativos para todas as idades. “Este ano contamos com novidades que vão marcar a história de Ilópolis, além de shows diversificados, que agradarão todas as idades, contaremos com brinquedos, feira de pequenos animais e apresentações infantis. Ainda, termos uma propriedade à disposição dos visitantes, com guias disponíveis para acompanhá-los e atrações no Parque do IBAMA, entre elas, novidades no Processo Histórico da Erva-Mate, que estará aberto”, destaca Baldissarelli.
A parte gastronômica da Turismate estará localizada junto ao Clube Recreativo de Ilópolis, onde poderão ser econtrados produtos à base de Erva-Mate. O prefeito fala ainda, que para os visitantes que vão às feiras com o objetivo de visitar stands, o comércio e a indústria estarão bem diversificados. “Estamos torcendo para que haja tempo bom, apesar de que com a estrutura montada não Praça, em caso de mau tempo não influenciará negativamente. Quero convidar a toda região para visitar a Turismate, pois neste ano, com certeza, será uma das edições mais bonitas”, finaliza Osmar.

A Cidade da Erva-Mate te espera

Belezas naturais, hospitalidade e chimarrão da melhor qualidade é o que os visitantes encontram em Ilópolis, localizada no Alto do Vale do Taquari. Sua denominação vem do latim de ILO – erva e do grego de POLIS – cidade, sendo assim, conhecida como Cidade da Erva-Mate e da Ecologia.
Neste final de semana, de 11 a 13 de novembro, uma vasta programação deverá atrair turistas de todo o Estado para Ilópolis, devido à realização da Turismate, A Festa da Erva-Mate, que será realizada junto à Praça Itália, no centro da cidade e conta com muitas novidades.
Programação oficial da Turismate 2011:

Dia 11: 8h30min – Reunião do Território do Pinhão e da Erva-Mate; homenagem ao Delegado da Superintendência Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem; 9h – visitação ao Processo Histórico da Erva-Mate; 13h30min – homenagem às Soberanas das Turismates de 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011; evento técnico sobre a cadeia produtiva da erva-mate, com as palestras: Genética e Doenças – Igor Poletto, da Unipampa; Adubação, – Delma Santin, da Universidade de Viçosa, e Certificação, com a equipe da Emater/RS-ASCAR: Marcelo Brandoli, Bruna Bresolin e Alvaro Mallmann. O evento acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal, Ambiental (Emafa); visita a propriedade de Luiz Baccon. 14h – visitação ao Processo Histórico da Erva-Mate; visitação a Feira Industrial, Comercial e de Serviços; 17h – encontro de prefeitos e primeiras-damas do G10; 19h – Abertura Oficial da 5ª Turismate; 21h – show com Sétimo Sentido; 22h – encerramento da visitação à feira.
Dia 12: 9h – visitação ao Processo Histórico da Erva-Mate; 9h45min – palestra sobre Pagamentos Por Serviços Ambientais, com a Doutora Elaine Regina Oliveira dos Santos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal, Ambiental (Emafa); 10h – abertura da visitação à feira Comercial, Industrial e de Serviços; Oficina de confecção de colcha com materiais recicláveis, com a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Jussara Cony na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal, Ambiental (Emafa); 13h30min – visitação à propriedade rural de erva-mate; 14h – show com Explosão do Baile; 15h – apresentações Coral de Canarinhos dos municípios de Ilópolis, Putinga e Arvorezinha; 15h45min – Coral da Certel; 16h15min – Banda Marcial Municipal de Ilópolis; 17h – apresentações artísticas do CTG Querência do Mate; 18h – apresentação da escola de danças Belly Dance com apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); 20h – show com Cairon e Gustavo; 22h – show com a banda Cadarço; 23h – show com Feitoria.
Dia 13: 9h – visitação ao Processo Histórico da Erva-Mate; 10h – aberta da visitação à feira Comercial, Industrial e de Serviços; 10h30min – Orquestra de Marques de Souza; 13h30min – visitação a propriedade rural de erva-mate; 14h – visitação ao Processo Histórico da Erva-Mate; show infantil com Os Peraltas; 16h – show com Arte Livre; 18h – show com Inovação Arte Show; 19h – encerramento da feira; 19h30min – encerramento da 5ª Turismate; 20h – show com Tchê Guri.

Ecologia, cultura e belas paisagens
De acordo com o presidente da Turismate 2011, Itacir Campo, durante os três dias de feira devem passar por Ilópolis cerca de 25 mil visitantes, os quais poderão visitar os mais de 120 stand, assistir a shows e apresentações, adquirir mais conhecimento sobre Erva-Mate e conhecer as paisagens encantadoras do Lago Verde e do Parque do IBAMA.
Itacir destaca que neste ano o evento será realizado junto à Praça Itália, diferente dos outros anos, quando a Turismate acontecia junto ao Parque do IBAMA. “Optamos pela troca de local com o objetivo de preservar o espaço do Parque e podermos instalar uma estrutura melhor em caso de mau tempo. O Parque estará aberto para quem quiser visitar ou conhecer o Processo Histórico da Erva-Mate, teremos guias e monitores para acompanhar os interessados em apreciar as belezas naturais encontradas no local, sem que haja impactos ambientais”, comenta.
O Processo Histórico da Erva-Mate é um dos principais pontos culturais da Turismate, onde que os visitantes, ao chegarem ao Parque do IBAMA, localizado a duas quadras da feira, poderão assistir a um filme sobre como a Erva-Mate foi transformada em chimarrão. “O Processo Histórico da Erva-Mate é um projeto que reproduz de forma original os diferentes processos de beneficiamento da Erva-Mate, desde a época do índio até os dias atuais, construído no Parque do Ibama, em meio a plantação de erva-mate, construções, ferramentas e equipamentos de época, reunidos e resgatados através de uma pesquisa de conceituação,mostram ao visitante esse importante resgate da cultura gaúcha”, fala Itacir.
Ilópolis é também conhecida como cidade da Ecologia e devido a isso, além da Erva-Mate o Meio Ambiente também estará em evidência durante a Turismate. Itacir enfatiza que na manhã do sábado, dia 12, haverá uma palestra intitulada “Pagamento por Serviços Ambientais”, ministrado pela geógrafa e doutora em geografia, Elaine Regina Oliveira dos Santos, que atua no setot de Planejamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado. A atividade acontecerá na Escola EMAFA e contará com a participação da diretora de Recursos Hídricos do RS, Nanci Begnini Giugno e a coordenadora da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Katia Heeman.
Os participantes dos eventos que acontecerão junto à EMAFA irão se deparar com a belíssima paisagem do Lago Verde, que trata-se de uma antiga barragem artificial construída em 1940 e desativada desde 1981. “Convido todo o Vale do Taquari para visitar Ilópolis durante a Turismate, conhecer a nossa feira e nosso município, assistir aos shows e provar o melhor chimarrão do Rio Grande do Sul”, finaliza o presidente da festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital