Atendimento Online:

Diversificação agrícola: uma alternativa para agricultura familiar


“A diversificação agropecuária é uma metodologia de trabalho de suma importância para oa produtor rural. Não importa o tamanho da propriedade (pequena ou grande) ou o tipo (familiar ou empresarial), a diversificação é a melhor forma de evitar as incertezas e vulnerabilidades de clima, mercado, pragas e doenças”.

Com o objetivo de melhorar a
produção, aliando tecnologia à
sustentabilidade, produtores de todo o país têm investido em novas técnicas em suas propriedades. Assim sendo, a propriedade do Sr. Ermelindo e de dona Edite Zanella, localizada na comunidade de Linha Zanella, no município de Doutor Ricardo, há uns 5 quilômetros da cidade, onde trabalham também com eles seu filho Aurio e sua nora Marli, é um verdadeiro exemplo de organização e de diversificação agrícola. A área de 15 hectares é dividida em sub áreas destinadas para diversas atividades de produção. Existe área de cultivos usada para pastagens das vacas, área de plantio de milho e fumo, uma área destinada para os dois aviários para a produção de frangos de corte e ainda, uma área destinada para a produção de leite. Com toda essa diversidade de cultivos e culturas na propriedade, a família do Sr. Ermelindo e de dona Edite Zanella pode produzir, de forma natural, alimentos em quantidade suficiente para atender as necessidades dos animais e garantir a segurança da renda da família. Hoje na propriedade Zanella é possível encontrar quatro culturas sendo desenvolvidas, a avicultura, a produção leiteira, monocultura de fumo e plantação de milho. Segundo Ermelindo Zanella, são produzidos na propriedade cerca de 33 mil frangos por lote e 7 lotes por ano, ou seja, a propriedade produz cerca de 231 mil frangos por ano para a empresa BRF. Mas ainda a propriedade de seu Ermelindo conta com 19 vacas de leite, sendo que 15 estão em lactação e produzem uma média de 28 litros de leite por dia cada animal, chegando a 11 mil e 700 litros de leite por mês e a cerca de 130 mil litros de leite por ano. Sendo que a propriedade Zanella ainda cultiva 5 hectares de milho, onde uma parte é usada para fazer silagem para os animais e a outra parte para grão, onde é colhido cerca de 300 sacos de milho. E ainda a propriedade cultiva cerca de 12 mil pés de fumo por ano. “Hoje só é possível fazer tudo isso, com o auxílio de maquinário e muita organização, pois caso contrário, não seria possível realizar todos esses serviços” comentou Zanella. Ermelindo disse também, que toda essa diversificação na sua propriedade, é para garantir a renda da família, ou seja, para que sua propriedade nunca seja atingida pela incerteza do mercado ou tempo, pois quando uma das atividades não vai bem a outra ajuda. “A diversificação agrícola pode ser considerada uma possível alternativa de renda para os pequenos produtores, ou seja, se o produtor possuir apenas uma cultura anual como principal fonte de renda, corre risco de perder sua produção devido a agentes externos, como clima, pragas e doenças e está sujeito às condições de mercado. Se possuir outras atividades, como horticultura, fruticultura e criações, seja para a comercialização ou para o consumo de sua família, terão alternativa de renda mensal e subsistência. A diversificação pode representar, então, a redução do risco para o produtor, pela dependência de uma única cultura e uma forma de sobrevivência” finalizou.
Fonte; Jornal Notiserra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital