Atendimento Online:

Situação de Emergência: prejuízos chegam à R$ 15 milhões

O ano de 2012 iniciou com um cenário dramático para os agricultores gaúchos. A estiagem que vem gerando prejuízos no Rio Grande do Sul está gerando perdas irreversíveis principalmente em lavouras. Desde o mês de setembro a chuva é escassa na região Alta do Vale do Taquari e a previsão é de que a situação se agrave nos próximos meses.
Em Anta Gorda os prejuízos resultantes das perdas da safra de verão já giram em torno de R$ 15 milhões. A agricultura é a base econômica do Município e a realidade assusta não apenas agricultores, mas comunidade em geral e autoridades municipais e regionais. No dia 02 de janeiro o prefeito Vanderlei Antonio Moresco decretou Situação de Emergência. No dia 05 a Defesa Civil já esteve em Anta Gorda e constatou os prejuízos. Nesta segunda-feira, dia 09, a Situação de Emergência já foi homologada pelo governador em exercício, Beto Grill, através do decreto de situação de emergência coletiva no Estado.
Nos estudos feitos sobre a atual realidade do interior de Anta Gorda, a diminuição considerável da capacidade de exploração da água e as perdas nas lavouras já são visíveis. A produção de leite, que é o carro chefe do município também já foi afetada seriamente. Um levantamento feito pela Emater e a Secretaria de Agricultura do município apontam para grandes perdas também na agropecuária. Nas fontes naturais e açudes, fontes estas que abastecem o consumo humano já ocorrem escassez da água.
De acordo com o prefeito Vanderlei Moresco, o decreto tem como objetivo auxiliar os agricultores na prorrogação e no rebate de empréstimos e seguros das plantações. A oficialização da Situação de Emergência também possibilita ao município a captação de recursos das esferas estadual e federal, para serem investidos na recuperação da área rural.
Fonte; Jornal Notiserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital