Atendimento Online:

Boas expectativas na viticultura

A estiagem vem refletindo negativamente em diversas culturas, porém, a produção de uva, ao que tudo indica, não será atingida em grandes escalas. Na comunidade de Linha Capinzal, no município de Itapuca, o produtor Valdir Dorigon está otimista com a viticultura.
Na safra de 2011 o excesso de chuva impulsionou a proliferação de doenças nas parreiras, gerando uma safra pequena. Para esta colheita, que inicia no início do mês de fevereiro a expectativa é boa, pois apesar de o grão estar pequeno pela falta de chuva, os cachos estão bem formados.
Na propriedade de Valdir, mais de 01 hectare é destinado à produção de uvas das variedades Bordô, Niágara, Rosa e Concórdia. Atualmente os grãos estão formados e passam pelo período de amadurecimento. O produtor estima uma colheita de 11 mil quilos de uva. “A falta de chuva está nos prejudicando em outras culturas, mas para a viticultura é melhor a falta do que o excesso”, comenta Valdir.
A produção da família Dorigon é destinada à fabricação de vinho artesanal, para consumo próprio, e à comercialização. “Ainda não negociamos a produção, mas já ouvimos falar que o preço varia entre R$ 0,80 e R$ 1,20. Depende muito da variedade e da qualidade da uva”, fala o produtor. De acordo com Valdir, a viticultura é viável nas pequenas propriedades, porém a diversificação das culturas é fundamental.
O fumo é a principal fonte de renda na propriedade de Valdir, seguido pelo leite. A perda na fumicultura, devido à estiagem, já chega à cerca de 40% e na produção leiteira a 60%. “A uva é o que nos anima nesta safra, apesar de que o fumo ainda pode se recuperar se chover nos próximos dias. Temos também uma área de milho, mas a perda foi de praticamente 100%, já estamos fazendo silagem com o que conseguimos aproveitar, mas vai ser uma silagem sem nutrientes, pois o grão não se formou”, comenta o produtor.

Fonte; Jornal Notiserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital