Atendimento Online:

O Jornal

História do Jornal Notisserra

A história do jornal NotiSerra pelo seu fundador Nelson Lima ( IN MEMORIAN ). “Era julho de 1985, uma tarde de sábado, fria e com forte nevoeiro, como de costume nessa época em nossa cidade. Numa roda de amigos, chimarrão correndo solto pela sala e entre uma e outra conversa, manifestei o meu desejo de um dia ter um Jornal em Arvorezinha. Naquela época era estudante de Jornalismo na Unisinos em São Leopoldo e trabalhava na Rádio Cultura de Arvorezinha como vendedor de mídia e Assistente de programação.

Um amigo, EVERTON VICENTE CRAUSS, recentemente chegado da Quarta Colônia Italiana, mais especificamente de Dona Francisca, topou a idéia de ser parceiro do Projeto. Imediatamente, em tom de brincadeira, nós, com os demais amigos da roda começamos a sugerir nomes, cada um contribuindo com a sua idéia. Vários nomes foram surgindo. Lembro que o meu critério de escolha levava em consideração a atividade a ser exercida e com a comunidade onde o futuro jornal estaria inserido. Como nosso produto era a notícia e a nossa região é a Serra do Alto Taquari, surgiu o NOTISSERRA.

Foram para o sorteio do copo CINCO nomes e, para a minha SATISFAÇÃO foi pescado do copo o cartão com o nome NOTISSERRA. Daí a sua origem. A partir daí começamos a providenciar a constituição jurídica da empresa, surgindo então a Jornalismo e Publicidade EVERLI Ltda. (Numa alusão ao nome Everton e ao sobrenome LIMA).

Trabalhamos muito para desenhar a primeira identidade visual, feita à mão e caneta preta sobre um pedaço de papel manteiga. Depois vieram as primeiras preocupações com relação ao faturamento e manutenção da empresa e iniciamos a comercialização dos primeiros, anúncios publicitários e das primeiras assinaturas. A AUTO COMERCIAL UNIÃO DE GUAPORÉ, revenda Volkswagen, representada pelo Arvorezinhense NELSON TOMÉ foi nosso primeiro anunciante, o cidadão AIRTO BRAVO foi o nosso primeiro assinante, O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, fez a primeira publicação oficial, autorizada pelo então Presidente David Spinelli (in memórian) e o primeiro apoio institucional veio do Prefeito NEURI DALLA VECHIA de Anta Gorda, que instituiu o Jornal Notisserra como veículo de circulação do Município de Anta Gorda.

A redação improvisada em nossa casa era previamente feita à mão e posteriormente redigida em uma máquina de escrever OLIVETTI. Dia 24 de agosto de 1985, circulou em Arvorezinha e região o primeiro exemplar do JORNAL NOTISSERRA. Inicialmente de circulação mensal tendo como sede ARVOREZINHA e como região de abrangência em ANTA GORDA, ILÓPOLIS, PUTINGA. Neste período as fotos publicadas era uma gentileza dos fotógrafos Emir Colognese e Oscar Salvini.

Em julho de 1986 o Notisserra adquire seu primeiro veículo para trabalho. Uma Brasília Amarela ano 1976.Em Julho de 1989, com a saída da sociedade de Everton Crauss, assume como novo sócio ELEANDRO BURILLI e novamente a razão social foi alterada para EBN EMPREENDIMENTOS JORNALISTICOS LTDA numa alusão aos nomes Eleandro e Nelson.

Junto com a nova razão social foi criada a reformulada a logomarca do jornal, novamente desenhada à mão, caneta preta e papel manteiga. O Jornal comemorava CINCO ANOS de atuação e trouxe nessa edição de estréia o lançamento do Primeiro Festival dos Destaques, evento Pioneiro na região alta do vale do Taquari, que elegeu KATIA TREVISOL como a Garota Destaque Regional do Ano. Neste ano o jornal ampliou sua circulação para os municípios de Nova Alvorada, recentemente emancipado, Fontoura Xavier e Soledade.

Até julho de 1995 o jornal Notisserra era de circulação mensal. Neste ano, a edição passou a ser totalmente informatizada, o jornal passou a ser de circulação semanal. Neste período houve a terceira evolução da logomarca e sua circulação aumentou de forma significativa.

Em 1997, o jornal passa por nova restruturação com a evolução de sua logomarca e criação de novos produtos.

Em agosto de 2010, assume definitivamente o controle da empresa, JULIANA OLIVEIRA FOLETTO E MARCOS ROBERTO FOLLETTO.

Nesses vinte e nove anos, o NOTISERRA protagonizou fatos importantes em cada uma de suas edições. A luta pela RS 332 entre Arvorezinha a Encantado e Arvorezinha a Soledade foi uma de suas principais bandeiras. Acompanhamos o Lançamento das obras iniciais da RS 332 entre Encantado e Arvorezinha. Testemunhamos a inclusão de Arvorezinha na Telefonia de Discagem Direta à Distância em 1986, a destruição da Cidade de Itapuca pelo forte Vendaval. A Emancipação Política de Nova Alvorada em 1988. O maior movimento em prol do início das Obras da RS 332 em maio de 1989, a Emancipação de Maurício Cardoso (Itapuca) em 1982, a Inauguração da RS 332 em 1988, a Chegada da Telefonia Celular em 1999. A Conquista do Título de Primeira Prenda do RS pela Arvorezinhense CRISTIANE DAL CORTIVO em maio de 2003, dentre outros”.

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital